sábado, 17 de novembro de 2007

As origens da Família Uchoa (Ochoa)

Coloquei no ar um site dedicado a família Uchoa (do Brasil). Aproveitei também para fazer um estudo sobre os origens da família e comecei a entender um pouco mais sobre a Espanha. Também criei um brasão licenciado livremente (creative commons) para que as pessoas que possuem o sobrenome Uchoa pudessem utilizá-lo, tendo em vista que os brasões originais não definem claramente a questão da utilização dos mesmos.

O site pode ser visitado em www.uchoa.com

93 comentários:

Regina disse...

Helton, sou também uma descendente dos Uchoa. Por erro de cartório, nosso sobrenome foi grafado como Uchôas. Meu pai nasceu em Virgínia-MG, filho de Pedro Ribeiro Uchôas. A mãe de Pedro era uma das três esposas de Diogo Labat Uchôas, que doou terras à Igreja Católica para a construção da Igreja local. Todos os seus filhos eram conhecidos como Diogo. Meu pai, Sebastião Ribeiro Uchôas, mora em Juiz de Fora, e pedirei que me enviem algumas fotos em que estão na companhia de seus irmãos e primos, em frente à sede da fazenda de Diogo Labat Uchôas, homem abastado e empreendedor. Pedro, meu avô, herdou a sede da fazenda que hoje é uma ruína. Breve entrarei em contato.

sebastiao uchoa disse...

Prezado Helton,
Fico feliz em ter visto uma história, ainda que inicial, acerca das origens da família Uchoa.
Somos de Recife e meu pai é da cidade de Timbaúba/Pernambuco, do qual vem o meu sobrenome UCHOA.
Atualmente reside na cidade de São Luís/Maranhão, local este que também tem uma ramificação dos "Uchoas", porém a nossa, segundo meu pai, é oriunda de Manaus e parte da bolívia, por isso que achei estranho em tuas pesquisas encontrares possíveis origens na Europa. Mas, na verdade, o planeta Terra é um só, apenas os seres humanos se emigram, e lógico, a história nos mostra que o mundo nômade dos seres humanos é coisa dos primórdios atávicos. Isto, sem esquecer que a Europa, em si, fora o nosso beço de colonização e exploração.
Abraços e parabens pela iniciativa.
Sebastião Uchoa - uchoa39@yahoo.com.br

Fatima disse...

Olá, Helton!

Acho que somos parentes.... só que sou UCHÔAS.
Sou de Piquete-SP mas atualmente moro em Lorena-SP.
Sucesso para o site!!

Fatima

Manoel Uchôa Neto disse...

Boa Tarde...

A muito tempo tento conseguir um brasão (original) da Família Uchôa.
Onde e como posso conseguí-lo? Existe alguma forma gratuita?

Manoel Uchôa Neto disse...

Boa Tarde...

A tempos que tento conseguir um brasão (original) da Família Uchôa. Onde e como posso conseguí-lo? Existe alguma forma gratuita?

tony roger dos santos uchoa disse...

Ola camarada Helton, sou um Uchôa tambem meu nome é Tony Roger dos Santos Uchôa, muito bacana alguem de nossa familia te uma ideia assim verifica todas as raizes, me adiciona no msn seria legal bater um papo com vc. e-mail: tec.tony@hotmail.com

Juliana Prado Uchôa disse...

Oi Helton

Meu nome é Juliana Prado Uchôa e gostaria de me comunicar com vc e saber se vc já está requerendo sua cidadania espanhola ou se já o fez.


meu msn é demolitiongirl2006@hotmail.com


Se puder informações da árvore genealógica dos Uchôa e o nosso brasão


Eu lhe seria muito grata ok


Juliana

Márcia disse...

*julho198Olá, Helton!!!
Meu nome é Márcia Uchôa Mota, sou de Fortaleza-Ce. Meu Uchoa vem da minha mãe, cujo bisavô materno,Vírgilio Uchoa, era filho de espanhol e portuguesa que se radicaram em Jaguaribe-Ce. Pai Vírgilio, como era chamado, foi com sua mulher e duas filhas para o amazonas no final do século 19 em busca do ciclo da borracha. Faleceu muito cedo, por volta dos 30 anos. Sua viúva retornou para Jaguaribe-Ce com suas filhas e lá ficou um dos irmãos de Pai Vírgilio. Não tenho datas precisas,mas são relatos de minha avó que tem 101 anos e tem uma lucidez de dar inveja.Sempre tive vontade de ter dados mais precisos sobre nossa Família Uchoa. Louvo e parabenizo vc pela boa iniciativa. Um abraço!!

Carlos Uchôa disse...

Caro Helton, sou Carlos Uchôa, neto de membros da família Uchôa da cidade de Canindé no Ceará. Moro em Brasilia embora os membros de minha família moram todos em Fortaleza. Sou Advogado, tenho 53 anos e 4 filhos. Gostaria de me comunicar com pessoas de nossa família Uchôa de todo o Brasil.
E-mail: advuchoa@gmail.com

Em Foco disse...

ola, gostaria de saber a origem da familia uhcoa no estado do Piuai, pois aqui tem muitos Uchoa, principalmente na cidade de Pedro II.

ionice disse...

olá.eu tb sou uma Uchôa,minha mãe nasceu em Pedro II ,Piaui,Filha de Jose Candido Uchoa e Rosa Memoria Uchoa.Minha mãe,ja falecida, é prima -irmã da mãe do reporter falecido ha tres anos Marco Uchoa.

Roberto Uchoa disse...

UCHOA é a forma OCHOA (espanhol), que vem de OTXOA (basco), em sua forma mais antiga OTSO'A, ou seja o lobo, OTSO=lobo e A=0.

reginaldo disse...

ola HELTON, meu nome e REGINALDO UCHOA SOU DE FORTALEZA-CE,MAIS MORO NO RIO DE JANEIRO.GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO PEDE A CIDADANIA,ESPANHOLA JA QUE TENHO O SOBRENOME UCHOA.ESTOU PROCURANDO PARENTES DA MINHA MAE O NOME DELA FRANCISCA RODREGUES UCHOA

Ruany disse...

Olá Helton!, eu também sou uma Uchôa, achei muito interessante esse blog, sou de Pernambuco e fiquei encantada por ter tanta gente na nossa família!
Um grande abraço!

Chabal disse...

Oi, Meu nome é Charles Uchoa, minha família provem dos Uchoa´s que vieram do Ceará no início do século passado e viveram em seringais (como o Terra Nova, que pertencia ao meu finado avó (Jorge, filho de Antônio, filho de Zacarias Uchôa)) nas proximidades do Rio Juruá - Amazonas. Creio haver algum proximidade com a Márcia Mota Uchôa que tb relatou sobre sua família aqui.

uchôa disse...

Caro amigo Helton,também sou UCHÔA,meus avós eram de Jaguaribe-CE ,meu pai nasceu tb em Jaguaribe e aos 18 anos veio para o Rio de Janeiro.Tenho muitos parentes que não conheço ai no nordeste.Gostaria de manter contato com qualquer UCHÔA,POIS TENHO MUITO ORGULHO DE PERTENCER A ESTA FAMÍLIA.Parabéns pela iniciativa grande abç Uchôa do Rio

jorginhogatynho disse...

meu deus quando ochoa eu tbm sou um deless

"Danii" disse...

'Olá meu nome tambem contem Uchôa . Tenho 13 anos , e resolvi estudar um pouco sobre a origem Uchôa . E estou adorando !

Humberto disse...

Meu caro parente, Helton.
Meu nome Humberto Uchôa, de Tejuçuoca - CE, pelo que pude perceber, observei que a família UCHOA está ramificada em todo o país, o que me alegra bastante, pois sei que onde chegarmos estamos em casa, haja visto o fato de que somos muito hospitaleiros e unidos.
Eu e meus irmãos (total de nove, muito unidos e festeiros) sempre nos alegramos quando descobrimos um parente desta honrosa família.

Carlos Thyago disse...

Somos Uchôa de Timbui,Fundão-ES.Netos de Luiz Guilherme Uchôa,ja falecido, pai de Manoel Elias Uchôa,meu avô, mais conhecido como Muqueca,violeiro nato, tradição de familia. Como ultimo pedido meu bizavô foi enterrado com som de violão (som de Carrilhões-Dilermano Reis).Filhos:Muqueca, Caboclo, Xexeu, Antônio Uchôa e Bole-bole, esses são alguns dos Uchôa no Espirito Santo.Gostaria muito q entrassem em contato, karol15_01@hotmail.com.

Uchôas disse...

Sou Gustavo Uchoas Guimarães, e sou de Itanhandu / MG, mas a família Uchoas da qual descendo é de Virgínia, tb aqui no sul de Minas. Moro em Varginha, e tenho muito orgulho de carregar o sobrenome Uchoas. gosto muito de pesquisar sobre a família, e um dia vou colocar os resultados desta pesquisa na internet. meu msn é uchoasvirginia@hotmail.com, e meu email pra contato é virginenseuchoas@bol.com.br

grande abraço

luiz disse...

Eu sou um Uchoa e comecei a pesquisar sobre os Uchoas,e estou adorando xD !!!

PS:O Helton Uchoa (Dono deste blog) é meu irmão!!!!!

Mauro disse...

Olá Helton,
Parabéns pela iniciativa. Sou o Mauro Rodrigues Uchôa, moro em Brasília, sou rondoniense e meu pai, pra variar, é do Ceará macho, da região de Maraguape, Itabebussu e Lagoa do Juvenal. Os Uchôas estão presentes em muitos estados, mas parece-me que Pernambuco e Ceará são os estados com a maior quantidade, logicamente por razões históricas, oriundos da Espanha e Portugal.

Abraço aos Uchôas

mauro.uchoa@gmail.com

LuMiLa disse...

Oi! meu nome é Ludmila Uchôa, moro em Belém do Pará. Meu pai é José Uchôa (nascido em Tucuruí/Pa), filho de Francisco Queiroz Uchôa(nascido em Altamira/Pa). meu gostaria muito de saber sobre a nacionalidade espanhola. O e-mail dele é evanuchoa@yahoo.com.br. Assim que você poder, entre em contato com ele. Abraços dos Uchôas Paraenses

francisco disse...

Tenho o maior prazer em entrar em contato, pq tb sou da familia Uchôa!

Abraço a todos!

Cyda Uchoa disse...

Olá para todos...

Adorei saber q tem tantos Uchoa's... tbm sou uma, a minha família é de Acopiara-CE.

bjussss

Cyda Uchoa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos Uchôa disse...

Olá Cyda, meu nome é Carlos Uchôa e a origem da minha família também é do Ceará da cidade de Canindé.

jessica uchôa disse...

olá, meu nome é Jéssica Uchôa
tenho 18 anos moro em brasilia
meus pais são do ceará meu sobrenome vem da familia da minha mãe somente ela herdo esse sobrenome do meu bisavô
eu não sei bem mais meu bisavô não é brasilieiro alias já faz um bom tempo q ele morreu , eu tbm conheço outra pessoa q mora aqui e tbm tem o mesmo sobrenome , o engraçado é q todas essas pessoas vem da região do nordeste, talves isso ajude um pouco as buscas meu professor cujo tem o mesmo sobrenome q o meu ele disse q pesquiso e nosso sobrenome veio de 3 irmão que vieram para o brasil em meio o conflito dos angolanos com os espanhois , por tanto ele chegou a conclusão de que nos somos descendentes de angolonos ...
bem não sei ao certo se essa historia é verdadeira , maisa tomara que seja ja procurei e nada encontro então boa sorte em sua busca... espero ter ajudado

bjo***

Cacah Uchoa disse...

Olá Uchoas
Meu nome é Carolyne Uchoa herdei esse sobrenome lindo pelo meu pai Francisco Uchoa
eu tenho orgulho de ser uma Uchoa mas queria saber mais sobre a origem do meu sobrenome muitas pessoas querem saber e eu não sei responder...

obs:Se quiserem entrar em contato a vontade cacah.uchoa@hotmail.com
Moro no Brasil cidade de SÃO PAULO litoral Guarujá'

byebye

paulo uchoa disse...

Ola caro Helton, minha familia inteira é da cidade de canindé Fortaleza ce . sou sobrinho do Salomão Uchoa ,meu avo José Uchoa Sobrinho filho do coronel Vicente Uchoa que é filho do Zacarias Fechado Uchoa. Até onde eu sei é isso ai. Goataria que vc entrasse em contato comigo para quem sabe nos encontrar ,pois moro atualmente do seu lado em São Paulo! Gostaria de adquirir o Brasão de nossa familia . Por favor entre em contato no meu email paulosuchoa@hotmail.com . Abraços!!!

dennys esrom disse...

bem, eu sou dennys uchoa, e sou de teresina no piauí. Estou pesquisando sobre a história da famíla e já liguei como ela chegou no piauí. Já que a principal raíz no nordeste é em Jagauaribe-CE. O que eu sei, é que meu avô João Batista Uchôa veio da região de Ipu, Ipueiras e boa viagem, nas proximidades de JAgauraibe. dE LÁ, ELE VEIO com a família pra capital. Há a possibilidade do pessoal de Iou e cidades vizinhas terem ido pra Pedro II, que é bastante perto, assim, justificando as raízes por lá. Meu avô já falou comigo e falou que tem a possibilidade daquele repórter Marcos Uchôa ser um tipo de "sobrinho distante" dele, já que ele é do interior do Ceará. E por aí vai, era bom, que algum projeto ligasse tudo. Até porque há parentes de meu avô no Rio de JAneiro, em rio das Ostras e região.

dennys esrom disse...

eu lendo os comentarios, perceboi o nome Virgilio Uchoa, e tenho a leve impressão que ele seje parente do meu Avô João Batista Uchôa. O nome da mãe do meu avô era Alta Uchôa, e ele tem dois irmãos Lindalva Uchôa e José de Deus Uchôa. Esse último, é o possível nome do pai do meu avô também. É uma confusão. MAis vou flar com ele e descobrir. Até breve... EU contei e jós somos 40 da família.

cassia disse...

ola helton uchõa meu nome e cassia uchõa sou de belem do para e estou muito sorpresa com a quantidade de uchõa espalhados pelo mundo

cassia disse...

ola helton uchõa meu nome e cassia uchõa sou de belem do para e estou muito sorpresa com a quantidade de uchõa espalhados pelo mundo

Debora disse...

Ola...Sou Débora Uchôa....nossa qnta gente do nordeste com esse sobrenome...meu pai é do ceará mais especificamente Reriutaba...e estava pesquisando sobre a história da familia e fiquei surpresa por ter tanta gente.....

Familia Uchôa disse...

Olá amigos...

Estou criando um novo espaço sobre a Família Uchôa...

familiauchoa.blogspot.com

Espero sua visita

Uchoa Baptista disse...

Olá,
Minha mãe era cearense (Fortaleza)e o sobrenome Uchôa veio dela.
Adorei sua iniciativa fiquei mesmo comovida.
Mª Irene UCHÔA Baptista

Uchoa Baptista disse...

Amei sua idéia!!!
MªIrene UCHÔA Baptista

Maria Eliene disse...

Olá Helton,sou Eliene Uchôa da cidade de Januária - Minas Gerais, e fiquei muito feliz ao deparar com tantos uchôas. Será que posso considerá-los parentes?
Entre em contato comigo. Você e todos os uchôas. Se possível envie fotos,eu vou adorar!
elieneuchoa@gmail.com

Jaed disse...

meu nome é raimunda da silva uchôa meu pai é do ceara e veio para o acre quando tinha 25 anos aqui formamos familia e é gratificante saber que a familia de sobre uchôa é tão grande no brasil...
abraços a todos uchõas ...

Manuela disse...

o meu nome de familia e Ochoa e sou portuguesa durante toda a minha vida houvi o meu avo contar historias sobre a familia ochoa como tambem sempre houvi falar sobre a maldiçao dos "ochoas", todos os Varões morrem muito cedo, ou seja so ha mulheres na familia sendo muito dificil continuar com o apelido, sendo assim so nasce um homem por geração, no meu caso fui eu que tive um filho homen, mas o apelido dele seria o do pai e acabariam os Ochoas na minha familia por isso o meu marido prescendiu de dar o apelido dele e colocamos o apelido de Ochoa permitindo assim que ele passa para a proxima geração. A historia que o meu avo contava e que D. Afonso Henriques primeiro rei de Portugal duou a um Ochoa terras no Norte de Portugal (mais precisamente em Mirandela)por ele o ter ajudado na luta contra os Mouros vindo ele a fixar residencia
nessas terras começando ai a familia Ochoa em Portugal.Um irmão do meu avo emigrou para o Brasil ficando assim a familia Ochoa tambem no Brasil

armazem disse...

Sou vanderlei Ochôa.Nascido na cidade de IRAÍ Rs. Meu pai,EURICO OCHÔA,Nasceu na cidade de palmeira das Missões-Rs. Sem querer me gabar,gostaria de tecer um comentário sobre o perfil dos OCHÔA::GENTE BOA,CARINHOSA,RESPEITADORA,MAS COM O SANGUE MUITO QUENTE.NÃO LEVAMOS DESAFORO PRÁ CASA.TENTAMOS FAZER TUDO CERTO E DE BOM NA VIDA EM RELAÇÃO ÀS NOSSAS FAMÍLIAS E PARA AS PESSOAS EM GERAL.DEIXO AQUI O MEU ABRAÇO A TODOS OS PARENTE,POR MAIS DISTANTES QUE ESTEJAM.SAÚDE ,PAZ E ALEGRIA NO ANO VINDOURO E UM FELIZ NATAL A TODOS.MEU E-MAIL É; vanderlei.ochoa@gmail.com. quem quizer entrar em contato,ok.

Marques disse...

Olá Helton!

Estou pesquisando sobre esse sobrenome " Uchoa" . Minha avó materna é Amélia Marques Uchoa, nasceu na Bahia e esta procurando informações sobre seu irmão JOSE CARDOSO UCHOA.!
E claro estamos pesquisando mais sobre nossos parentes, promete entrar novamente e mandar algumas informações.
obrigado desde já
Valdinei Uchoa
Toledo - Pr.

Marques disse...

Olá Helton!

Estou pesquisando sobre esse sobrenome " Uchoa" . Minha avó materna é Amélia Marques Uchoa, nasceu na Bahia e esta procurando informações sobre seu irmão JOSE CARDOSO UCHOA.!
E claro estamos pesquisando mais sobre nossos parentes, promete entrar novamente e mandar algumas informações.
obrigado desde já
Valdinei Uchoa
Toledo - Pr.

LUCIELE ESTUDANTE DE TEOLOGIA disse...

Oi Helton ,sou Uchoa por parte de minha mãe estou pesquisando sobre minhas origem fik feliz em saber que vc fez uma pesquisa de nossas origem ,pois até então não sabia se ermos de origem espalhola

LUCIELE ESTUDANTE DE TEOLOGIA disse...

oi meu sobre nome tmb é Uchoa estou adorando saber

adilson disse...

Olá Helton.
Você é parente da Minha esposa.
Minha Sogra e Cecília Labate Uchoas, e tem Origen de Virginia-MG.
Temos muita coisa desta História, minha Sogra tem quase 90 anos. Ela fala muito do Diogo Labat Uchoas.. e mais temos até uma foto muito antiga da Casa na Fazenda que ficana na Verdade em bairro em Virginia chamado Caête.
Segundo monha sogra eles tem Origem da França.
Olha vamos trocar mais idéias sobre este assunto, pois minha filha tem vontade estudar na França, e pretendo tirar a cidadania francesa.
Meu e-mail é adilson.buunito@ig.com.br
Meu MSN é adilson.buunito@hotmail.com
..
Galera que quiser mais informações entre em contato comigo.
Sou de São josé dos Campos-SP

disse...

Oi Helton,eu nao sou descendente de Uchôas mas minha familia inteira por parte da minha mãe é de Virgínia,to penando aqui p/achar minha descendencia rsrs
Sou da Família Fabiano Lopes.
mas olha q legal,eu tenho um "meio tio" que se chama Vicente Labat Uchôas,que com certeza deve ser seu parente.que cidade pequena ne?rs
o cunhado dele foi casado com minha tia,irmão da minha mãe e toda vez q vou p/Virgínia fico na casa dele.uma pequena parte da minha família ja descobri,agora falta outra q ta me dando muito trabalho rsrs
abraços e boa sorte na sua busca pela descendencia

Bibi disse...

Que bom encontrar tantos Uchoas, Uchoa, Ochoa....
Como a família é grande ! Em todo o Brasil !
Meu nome é Aparecida Uchoas, moro em Lorena. Meus ascendentes migraram de Minas Gerais - Virgínia. Tenho muitos parentes por lá. Existem muitos Uchoas e Uchoa em Lorena e Piquete, na fronteira com Minas Gerais.
Mantenham contato ! Deem notícias ! doca_fofa@hotmail.com
Abraço a todos !

Nanny disse...

Oi Helton

Tambem sou Uchoa, minha Mae é Maria Nubia de Souza Uchoa, nasceu no Canindé - Ceara, filha de Torquato Uchoa, Neta de Vicente Uchoa. Adoraria que os Uchoa entrassem em contato comigo, pois quero encontrar informaçoes da minha bisavo Maria da Cruz
Uchoa dos indios Canindés.
Acho que sou parente de Paulo Uchoa, rs

Beijo a todos os
Uchoa desde Asuncion - Paraguay

Nanny Uchoa
multimarcas1@hotmail.com

Augusto disse...

Olá helton
Sou neto de ANTONIA LUIZA UCHÔA que agregou do 1º casamento o Cavalcante e depois, viúva, desagregou pra colocar o Almeida, do 2º casamento. Nascida em ESCADA, interior de Pernambuco, era filha de AUGUSTO UCHÔA e FIRMINA(?), apelidada de dona MINU. das duas irmãs que ela tinha eu só me lembro de BEATRIZ UCHÔA CHAVES. Moro em Vila Velha, ES e sei que tenho vários parentes em Recife. Minha vó TONHA teve três filhos homens e uma menina,minha mãe, NEDJA UCHÔA, já falecida. Mechamo AUGUSTO CESAR DE ALMEIDA CHAGAS e sou o neto mais velho da minha avó. OApesar de ser neto de filha do 1° casamento não levei o nome de direito (CAVALCANTE)e sim o do 2º casamento. Rolo daqueles tempos antigos onde casamento valia só o religioso e tudo era feito na Igreja Católica.
Um abraço e se você ou Alguem tiver referencias de parentes meus é só entrar em contato pelo EMAIL.

Abraço em vc e todos os Uchôas.

Augusto disse...

Prezado Helton

Publicar também anexado ao 1º comentário, meu email augustoachagas@hotmail.com para contatos referentes aos parentes citados.
Fraternalmente

Augusto

Thami' disse...

Olá Helton.
Eu estava pesquisando o sobrenome Uchôa e achei o seu Blog.
Não tenho carrego o sobrenome mas o meu namorado sim.
Nós moramos no RJ, ele recebeu o nome pelo avô materno, Miguel Uchôa, que era índio.
Eu tentei abrir o site, mas parece que a página expirou e eu não consigo vizualizá-lo. Beijos.

geisse disse...

[b]oi meu nome geisse mikaeelly b........... uchoa adorei o site...............

Myaa disse...

Olá ...
toda minha familia é uchoa .. masi de 15 pessoas ... m,as o nosso é uchôa! .. minha bisavó se chamava maria helena de castro e meu bisavô franscisco uchoa d castro, tenho quase certeza de que eles não eram espanhóis... será que dar para conseguir cidadania espanhola com descendentes tão distantes?

abraço e bem vindo á familia

PROFESSORA HUMILDES UCHÔA disse...

OI HELTON UCHÔA
SOU HUMILDES UCHÔA SOU DE TERESINA- PIAUÍ, MAS MEU PAI JOÂO BATISTA UCHÔA E MEU AVO JOÂO DE DEUS UCHÔA SÃO DE BOA VIAGEM-CE. É MUITO BOM SABER A ORIGEM DESSE NOME DO QUAL ME ORGULHO MUITO DE TÊ-LO....E AINDA DESCOBRIR QUE TEM MUITA GENTE COM O MESMO NOME...MEU IRMÃO TEM UM TIME EM TERESINA CHAMADO UCHOA CLUBE É CAMPEÃO DO FUTEBOL AMADOR JA TEM MUITOS TITULOS, TAÇAS E TROFEUS...

Gleiciane disse...

Oiiew.. sou dessa familia UCHÕA e tenho mow orgunho além de eu achar esse nome super lindo :0

dudacaren disse...

Oi pessoal meu nome é Cáren Ochôa alguém pode me dizer se Ochôa é a mesma origem ou a mesma familia dos Uchõa.moro no Rio Grande do Sul.

UCUÔA disse...

Olá pra todos!Eu me chamo Márcio Uchôa Marinho,moro em Fortaleza-ce,minha mãe é natural de Guaraciaba do Norte terra natal de Marco Uchôa(Reporter da Globo - Fantástico)à mãe de Marco é minha Tia, irmã de minha mãe e fico muito honrado em poder compartilhar com todos os Uchõa....Adorei em saber nossa origem!!!
msn: uchoamarinho28@hotmail.com

orelha disse...

Sou afonso uchoa de Parintins am, minhas decendencias sao do ceara, sou filho de Luiz de souza Uchoa e neto de Arsenia Rocha Uchoa fico feliz em saber que a familia uchoa compartilha e troca ideias sobre nossas decendencias um grande abra;o a todos meu e-mail uchoapin@gmail.com

orelha disse...

Me chamo Afonso de Souza Uchoa, sou natural de Parintins Am meu pai se chamava Luiz de Souza Uchoa natural do Ceara municipio de Caucaia e fico muito feliz em compartilhar com descendente dessa linhagem que eh tudo de bom um grande abraco a todos meu e-mail Uchoapin@gmail.com

Lord Cleiton disse...

Olá Helton .. Muito legal sua iniciativa.

Eu moro em Fortaleza-Ce,
Sou estudante de Engenharia de Telecomunicações... Tenho familiares Uchôas espalhados por Guarulhos-Sp, Iguatu/Acopiara-Ce e Araguaina/To, entre outras localidades...

Não sei se há alguma ligação co-sanguinea entre todos os Uchoas, mas creio que por si só somos uma única grande família ...

cleiton_scorpion@hotmail.com

uchoa disse...

Prezado Helton Uchôa

Orgulhosamente também faço parte desta nobre FAMÍLIA UCHÔA e mais precisamente do CEARÁ, municipios de Iguatu e Acopiara. Neste Estado a família detém um número alto de membros. Achei magnífica vossa atitude e espero contatos...Até logo Hewelanya Uchôa
hewelanya@gmail.com

thiago disse...

meu nome é Sebastiao Wilhiams Uchoa eu sou de Nova Luzitânia s.p,mais meu pai é da cidade de Iguatu,minha familia é muito conhecida nesta cidade e no baixo jaguaribe ..
este é meu e_mail,,tiao_uchoa@hotmail.com.....obgd .

thiago disse...

26 de dezembro de 2011.
presado helton, para miim é um urgulho muto grande fazer parte desta famila, nao sei somos parentes mais eu tabem sou um uchoa,o melhor almino uchoa ,meu pai é da cidade de Iguatu e minha familia é muito conhecida nesta cidade e no baixo jaguaribe...
este é meu e_mail..tiao_uchoa@hotmail.com..foi um prazer , e muito obrigado pela a atençao

alber disse...

Alber Uchoa, de Fortaleza. Pelo mundo, a forma mais comum do sobrenome é Ochoa, correspondente a Otxoa, em basco. Nessa língua, a forma mais primitiva deve ser "otsoa" (o 's' soa de forma que lembra nosso 'x', embora em basco 's' e 'x' tenham valores diferentes. Essa palavra significa algo como "o lobo" ou lobos (o '-a' final é artigo, 'otso' significa 'lobo'.
Já devia haver uma ou mais famílias como Ochoa em Bragança, Portugual, no ano 1000, mas o sobrenome tomou forma com 'u', por causa da pronúncia dessa vogal no português.
Com certeza a família começou no Brasil em Pernambuco (estava lá nos anos de 1700). Do Ceará partiram para muitos lugares. Minha família veio da cidade de Jaguaribe, de onde muitos partiram, inclusive, como outras do Nordeste, para a Amazônia, São Paulo...

paz e amor disse...

oi helto sou uchôa tambem e somos decendetes do pais de dasco na europa nosso brasão e mesmo dois lobos e uchõa quer dizer aucateia .telma uchôa

filho uchoa disse...

Oi amigo,meu nome walter conhecido por filho uchoa. a minha cidade a maior familia e os uchoa.o primeiro Prefeito que fundou a cidade foi wladimir barbosa uchoa.temos nomes de ruas e colegio e o hospital com o nome uchoa.moro em presidente vargas ma,a 160 km da capital sao luis.segundo minha mae disse que os uchoa de nossa cidade veio do ceara.abracços a todos os uchoa.

mirleide uchoa disse...

ola meu nome é mirleide uchoa aqui em manaus a familia é tbm muito grande,somos descendentes de adalto benevides uchoa parabéns pela iniciativa!!

mirleide uchoa disse...

oi meu nome e mirleide uchoa sou de manaus e aqui em manaus tbm nossa famila e muito grande parabens pela iniciativa de

alber disse...

Mirleide, eu gostaria de pesquisar a trajetória dos Uchoa da região Norte, porque sabemos que, por exemplo, muitos de famílias cearenses (de Jaguaribe, por exemplo) foram para aí. Quem será o antepassado mais antigo que vocês lembram, sabem em que ano chegou aí, de onde vinha?

Junior Uchôa disse...

Boa Tarde, Família..!!

Também sou um desda digna e honrrada família Uchôa... Sou do Rio De Janeiro.. Meus Pai Itamar Uchôa. Nosso nome então é de descendência Espanhola? EU pensava que seria indígina.!! Legal obrigado pelas ricas informações!!

Abraço.. Itamar Junior Uchôa

rafael disse...

ola pessoal sou rafael francis uchoa ,moro no interior do estado de sao paulo em rosana-sp...tenho o sobrenome uchoa agraças a meu bisa avo q nasceu em iguatu-ce ele se chama francisco viera uchoa...ele gostaria muito de saber noticias do seu parentes q morão em iguatu-ce, tem aproximadamente 33anos q nao tem contato com seus parentesco,se alguem de vcs tiver noticias me acc no msn rafilski_francis@hotnail.com ou no facebook com o msm email...valeu galera obrigado

orelha disse...

Parabens a iniciativa do Helton, só assim descobrimos o tamanho de nossa origem sou de Parintins no Amazonas meu pai Era de Caucaia-Ce qualquer coisa podem entrar em contato fone (092) 9141-1660 email uchoapin_afonso@hotmail.com

Flávinha disse...

Não carrego o sobrenome Uchôa, mas alguns primos carregam, meu avô materno João DÁlbuquerque Uchôa Cavalcanti Filho. Tenho um blog e percebi que há muitas visualizações da Rússia e então numa breve investigação constatei que tem Ucôas na Rússia!

Sergio Uchoa/ AMAZONAS disse...

Fico feliz Helton com este site, onde possibilita encontrar a origem de nossa Família, estou na pesquisa da Origem da Família Uchôa no Estado do Amazonas , a História de minha Família inicia com a vinda de Minha Bisa Vó, que veio fugindo de Canindé -CE no período da Guerra de Canudos (é a saga que conheço contada por minha Vó Maria Uchôa), me chamo Sérgio Uchôa, meus contatos 92 9103-7638 e o e-mail: uchoaart@gmail.com,,, abraços,,,

Karlo Uchôa Pinto disse...

Olá Grande Familia, sou Karlo Uchôa de Manaus-AM, somos descendentes do ceará de onde vieram meus avós, temos aquí em nossa casa um brasão diferente da familia Uchôa, mas dou parabéns ao Helton pela iniciativa e ponho-me a disposicao para marcarmos este churrascao de fim-de-semana para colocarmos toda essa familia reunida! Rsrsrsrs.
Caro Helton, sou desenvolvedor de Software tambem só que sou proprietario de uma software house e atu-o comercialmente no ramo. Poderemos vir a trocar umas idéias um dia sobre isso.
Um grande abraco a todos!!!

FERNANDO MEDEIROS disse...

meu nome é FERNANDO JOSÉ MARINHEIRA REIS MEDEIROS, estou usando o espaço para achar uma Uchoa - procuro MARIA IRENE UCHOA BAPTISTA, fomos colegas de ginasio no colegio Jose Verissimo no bairo do Rocha - Rio de Janeiro Sei que ela postou aqui e gostaria muito de fazer contato meu tel. 21 8142 3042 - e-mail: fjmedeiros1@ig.com.br

Doutel disse...

Salve. O brasão que conhecia era com bordadura blau (azul), não em sinople (verde). Guarnecida de 7 estrelas de seis pontas em ouro, 3, 2, 2, 1, na sequência das faixas. Escudete em prata (branco) com dois lobos andantes, em pala, para direita, em negro. Virol prata e blau. Timbre, um dos lobos.

UCHOAS disse...

Uchôa

Todo mundo me pergunta de onde vem o nome "Wrunsk"...
as poucas coisas que sei sobre meu nome não são confirmadas então...

Agora meu sobrenome eu achei xD

Em espanhol Ochoa, do basco estoa, a folha. Guérios tira do basco otxo, lobo, com o artigo -a. Do basco "otxo", lobo.

Família de Navarra donde o fidalgo Martim Henriques Ochoa passou à conquista de Portugal, com o conde D. Henrique de Borgonha (pai do 1.º rei de Portugal).

Brasil:
Antiga e importante família estabelecida em "Pernambuco", para onde passou, antes de 1625, o Mestre de Campo Gaspar de Souza Uchôa, filho de Simão de Souza Uchôa. Teve mercê do Hábito. da Ordem de Cristo [1640], por serviços prestados na guerra contra os holandeses. Fidalgo da Casa Real. Capitão-Mor da Capitania de São Vicente [1642]. Deixou numerosa descendência do seu casamento em 1639, em Pernambuco, com Maria de Figueirôa Mendonça. Deste casamento descendem os Uchôa, Uchôa Cavalcanti (v.s.), Albuquerque Uchôa, Souza Uchôa, Barbalho Uchôa (v.s.), e os Borges Uchôa (v.s.), entre outros.


OBS - em 1941 hitler tinha como commandante das tropas da gestapo abaixo de himmler...ele se chamava gustav uschoa von hoffmann e a divisao dele era chamda alem da kriegsmarine(marinha) como 'Os Lobos cinzentos de hitler' não sei se era coidencia mas o brasao tinha lobos cinzentos, e lembra o brasão da familia.

Uchôa - vem do basco e significa Alcateia, coletivo de lobos.

Mabu disse...

Então, aqui estou eu também para adicionar informações sobre os Uchoas.
Meu avô paterno: Pedro Henrique Uchoa
Meu pai: Climério Henrique Uchoa
Mãe: Maria Helena Bezerra Uchoa
Meus irmãos: José Roberto B. Uchoa
Rubens B. Uchoa
Maria da Penha B. Uchoa
Eu: Marcos A. B. Uchoa
Crislena B. Uchoa
Francisco de Assis B. Uchoa
Milton Bezerra Neto = não herdou o sobrenome Uchoa.
Penso que podem servir essas informações!

ROSANGELA disse...

LEGAL HELTON EU ESTAVA PROCURANDO A ORIGEM DO OCHÔA E ENCONTREI ESTE BLOG, ENTÃO AI VAI MEU PAI É ARI OCHÔA E O MEU AVÔ ERA JOSÉ OCHÔA E O MAIS ENGRAÇADO É QUE NÃO SEI SE SOU OCHÔA OU UCHÔA POIS MEU PAI ASSINA OCHOA E ALGUNS DE MEUS TIO ASSINÃO UCHÔA JA NÃO SEI SE É ERRO DE CARTÓRIO OU NÃO SOMOS DO RIO GRANDE DO SUL MEUS AVÓS MAIS PRECISAMENTE DA SAGRADA FAMILIA UM DISTRITO PERTO DE PALMEIRA DA MISSOES,EU GOSTARIA DE SABER MAIS SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO IMAIL roseochoa@hotmail.com

Sabrina disse...

Olá Helton!

Sou Uchôa também,parte materna. Miha mãe sempre diz que a família Uchôa é uma só. Não acreditava nela até que um dia conheci uma Uchôa que falou-me a mesma frase de minha mãe sem conhecê-la. Incrível! Ela disse-me que sua mãe fala esta frase sempre. Foi a partir que comecei a me interessar muito pela origem da nossa família. Pesquisei na internet, em livros na faculdade, mas as respostas são variadas. Agora te pergunto, como faço para ter a nacionalidade espanhola,já que(creio eu) temos esse direito? Obrigada pelo seu empenho para manter viva as nossas raízes.

Super Filmes disse...

Olá sou Mathilde Uchôa e Silva e descendo de Manoel Uchôa e Silva que era de Palmácia-CE e nasceu em 16/06/1906 e faleceu em 17/05/1986. Ele teve uns ir mãos que não sei quantos eram, só sei de Sebastião Uchôa e Matilde Uchôa. A mãe deles se chamava Basilice e o pai não lembro. Ouvi dizer que os Uchôa vieram doa Andrade de Portugal.

Eder Ollora Zaballa disse...

é simples. Eu sou do pais basco e falo basco. Cresci e aprendi tudo em basco. Uchoa vem de "Ochoa" em español so que a forma correta de escreber é "Otsoa" mesmo si "Otxoa" é aceitado hoje tudo mundo usa "Otsoa". Nao tem nada a ver quem falou si "Otsoa" é antigo e "Otxoa" é a forma moderna. Hoje tudo mundo utiliza "Otsoa".

O significado é Lobo.

Thayla Yasmin Uchôa disse...

Sou de MANAUS, minha bisa sempre fala que a família é só uma mesmo, meus primos também fizeram uma pesquisa e falaram que somos da Espanha mais precisamente do pais basco no norte. Sera ??

Helton Nogueira Uchoa disse...

Informo aos membros da Família Uchoa que o email personalizado já está disponível para qualquer pessoa interessada que tenha UCHOA como sobrenome. Este serviço é disponibilizado de forma imediata com uma taxa anual de R$ 170,00. A interface do serviço é a mesma do GMail com 15GB de espaço. Para mais informações, preencha o fomulário de contato deste Blog.

Gigi uchôa disse...

Me chamo Gicelli uchôa,que herdei do meu pai Alcir uchôa,filho de AnÍzio de Araújo Uchôa,nascido em Altamira/Pa,sendo que o pai de meu avô(Anízio) nasceu no Ceará.Meu avô,Anízio Uchôa teve nove filhos em Altamia,e seu pai chamáva-se Luís Hermenegídeo Uchôa,veio do Ceará para o Pará na época da borracha,e erradicou-se em Altamira.

Dalva Uchoa disse...

Sou Dalva Uchôa moro em Canindé- Ceará. Meu Avos Vicente Uchôa Filho(PaichOa) e Antônia Justa Uchôa(Mãe Dondon) Quem tiver parentescos com essa família entre em contato, gostaria de fazer uma arvore genealógica de nossa família.Temos muitos primos que foram embora para São Paulo, Brasília, Terezina ...

Kelly Uchoas disse...

Olá sinto-me muito honrada por ser uma Uchoas também, meu tio avó era Diogo Labat Uchoas, irmão do meu avô Salvador Labat Uchoas (in Memorian). Que seu pai fora o fundador de Vírginia MG. É maravilhoso saber realmente que Uchoas é uma familia só. Muito orgulhosa e muito obrigada pela dedicação.

Maria Luiza Uchoa Campos disse...

Meu nome de nascimento eh Maria Luiza Uchoa. Sou filha de José Antônio Uchoa (conhecido como Castelo Uchoa) e neta de Bernardino Augusto Uchoa, natural de Trás os Montes Portugal. Gostaria de saber se sou parente de alguém de vocês.

Alexandre disse...

Boa noite a todos, sou Uchôa de Igarassu - PE, meu pai é de Carpina e meu avô de Nazaré da Mata também Pernambuco. Acho que estamos nos juntando aos poucos. Está na hora de nos conhecer-mos.

xanduchoa@gmail.com