domingo, 18 de novembro de 2007

Fortaleza lança o Plano Diretor de Geoprocessamento

A Prefeitura de Fortaleza (CE) deu um passo importantíssimo no sentido de implantar um dos mais modernos e completos projetos de Geoprocessamento do país. O lançamento do primeiro Plano Diretor de Geoprocessamento totalmente baseado em software livre e padrões abertos (OpenGIS) colocou a cidade de Fortaleza numa posição de destaque em relação às outras cidades do país. Pela primeira vez, um grande centro urbano projetou uma solução de Geoprocessamento Corporativo capaz de atender todas as demandas da gestão municipal sem a necessidade de aquisição de licenças.

Para os que acreditam que o domínio das soluções proprietárias ainda vai durar muito, é bom ler e estudar com atenção os conceitos apresentados neste Plano Diretor de Geoprocessamento.

A Prefeitura de Dourados (MS) também já está em fase de preparação de um Plano Diretor de Geoprocessamento baseado em software livre e padrões abertos. A empresa OpenGEO está conduzindo este projeto e irá implantar uma solução completa (em software livre) de Geoprocessamento Corporativo e Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM).

3 comentários:

Claonilton Jr disse...

Muito interessante... Parabéns pelo Blog... vlw pelo conteúdo, está servido de degrau em minhas atuais pesquisas que envolvem a Informatização Livre de Prefeituras... Espero Manter contato! Abç

Lucia disse...

Muito interessante. Você saberia me dizer quanto a prefeitura de Fortaleza pagou pelo Plano?

Engenheiro Helton Uchoa disse...

Prezada Lucia, o valor deste tipo de serviço varia bastante. Os dados específicos sobre valores do PDGEO de Fortaleza precisam ser consultados diretamente com a Prefeitura.