sábado, 29 de setembro de 2018

Inovar para renovar, o grande desafio de 2018.

Em 2018, eu tive um importante desafio que não tinha relação com os projetos que eu estava acostumado a lidar. Recebi um convite para preparar uma campanha inovadora para poder fazer frente ao poderio financeiro que muitos candidatos da velha política estavam lançando mão para continuarem no poder. Participando de algumas reuniões com "especialistas em campanhas", tomei conhecimento que alguns candidatos estavam gastando mais de 10 milhões para poderem se reeleger. Como o salário de um deputado federal não chega a este montante durante os 4 anos, então a grande dúvida é: de onde eles irão roubar todo este dinheiro no próximo mandato para cobrir o rombo. No Ceará, nós temos aberrações de destaque nacional como foi o caso do dinheiro na cueca. Aceitei então o desafio, proposto pelo Coronel Bezerra (1700), de buscar algo totalmente diferente para uma campanha inovadora. Eu tomei esta decisão para, pelo menos, ficar com a minha consciência limpa e poder falar para os meus filhos que eu trabalhei ativamente para construir um país melhor para eles. O convite foi aceito pela minha crença de estar ajudando um candidato que poderia se tornar um deputado federal honesto e trabalhador.

Depois de analisar as principais inovações eleitorais das campanhas dos EUA, partimos para algo totalmente diferente de tudo que já tinha sido feito no Brasil (também não identificamos esta estratégia em outros países). O projeto proposto teve objetivo de criar uma plataforma de jogo eletrônico com missões a serem executadas no mundo real, ou seja, um jogo de realidade aumentada. Com isso, nascia a primeira plataforma brasileira de realidade aumentada a ter desafios espalhados por uma grande área geográfica (todo o Estado do Ceará). O Desafio do Coronel conta com missões realmente difíceis de serem realizadas em relação a outros jogos eletrônicos pois exige que o jogador se movimente no mundo real. Apesar do jogo Cabo Daciolo Adventure ter se tornado o de maior sucesso destas eleições de 2018, o Desafio do Coronel é disparado o mais inovador em termos de recursos na área de games.


Eu não posso garantir o sucesso desta campanha que possui várias ações, sendo o game apenas uma das frentes de trabalho. O que de fato posso garantir é que a equipe se esforçou para, pelo menos, garantir a campanha mais inovadora do país com esperança que esta estratégia possa ajudar a construir um país melhor. A esperança é que a inovação possa equilibrar esta injusta luta contra os políticos corruptos que estão despejando o dinheiro roubado para poderem se reeleger. Devemos manter nossa esperança sempre forte.

Nenhum comentário: