Currículo

Download Infográfico.

 

1. Dados Pessoais


2. Apresentação

Engenheiro Cartógrafo formado no Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2000. Possui experiência em gestão corporativa com foco em modernização e melhoria de processos de negócio. Tem atuado, nos últimos 16 anos, como gerente de projeto, coordenador e responsável técnico de projetos nas seguintes áreas: gestão de patrimônio, processo de gestão de obras, segurança pública, administração pública, saúde, educação, regularização fundiária, cadastro imobiliário, cadastro de áreas irregulares (favelas), transportes, etc. Dentro destas áreas, os projetos envolveram as seguintes categorias de serviços: planejamento, consultoria, desenvolvimento de sistemas, análise de processo, análise de negócio e levantamento em campo (cadastro).

Desde 2013, atua como consultor de algumas grandes empresas em Fortaleza/CE, desenvolvendo projetos na área de inovação, modernização, modelagem de novos produtos de base tecnológica e implantação de soluções em tecnologias geoespaciais.

Foi diretor técnico da empresa OpenGEO durante 9 anos onde implantou um programa de trainee focado em Tecnologia da Informação Geográfica visando a formação de profissionais para atender as novas demandas do mercado de geotecnologias, ampliando a capacidade da empresa de construir soluções inovadoras. Estruturou uma fábrica de software especializada no desenvolvimento de soluções corporativas de alta performance envolvendo tecnologias geoespaciais.

A sua atuação no desenvolvimento de soluções em software livre e na organização de comunidades de usuários é reconhecida internacionalmente, sendo atualmente “charter member” da “Open Source GeoSpatial Foundation” (OSGeo). Possui uma vasta experiência na área de soluções de código aberto para o segmento de geotecnologias com participação em inúmeros projetos em todas as esferas governamentais, incluindo alguns dos principais projetos envolvendo inteligência geográfica no âmbito do Governo Federal.

Também possui publicações nacionais e internacionais. Entre as publicações e projetos de maior destaque nacional e internacional, estão o Plano Diretor de Geoprocessamento da Prefeitura de Fortaleza (repercussão no Brasil e em Portugal), o projeto OPUS (http://opus.opengeo.com.br, Exército), o projeto SIGS (http://sigs.opengeo.com.br, Governo da Bahia), o projeto GIGFER 2 (este sistema recebeu 2 prêmios: finalista do 13º Prêmio CONIP 2010 e Case de Sucesso IT4CIO DF 2012) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o projeto Prefeitura Livre (http://www.prefeituralivre.com.br) e o artigo “Open Source 3D WebGIS”, publicado na “GIS DEVELOPMENT” (Índia). Também foi coordenador dos eventos Geolivre e OpenGEO Day. Já ministrou inúmeras palestras sobre as novas tendências do mercado de geotecnologias (http://vimeo.com/uchoa/geopassado) e possui vários "posts" sobre o assunto em seu Blog (http://helton.uchoa.com).

3. Experiência Profissional

  • 2016 à 2017 - Estruturou a solução de cadastro de uso mútuo da CADIC criando a solução GeoPoste (www.geoposte.com.br), ampliando os recursos principalmente relacionados aos relatórios gerenciais e funcionalidades GIS.
  • 2014 à 2015 - Planejou e coordenou o desenvolvimento de uma solução de cadastro georreferenciado de uso mútuo dos postes de distribuição de energia para empresa CADIC. O projeto envolveu o módulo de coleta de dados através de câmeras e filmadoras e o módulo de cadastro Web para inclusão dos cabos.
  • 2014 à 2015 -  Implantou o núcleo de inovação da empresa Quanta Consultoria, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de processos de negócio e gerenciamento de projetos. Modelou novos produtos com base tecnológica (tecnologias geoespaciais), implantou um banco de dados espacial do censo do IBGE e colaborou na reestruturação da área de desenvolvimento de sistemas.
  • 2014 - Implantou o núcleo de inovação da empresa Engesoft, desenvolvendo trabalhos nas áreas de gestão de processos de negócio e gerenciamento de projetos, com a implantação de novos sistemas, inclusive o desenvolvimento do novo site da empresa.
  • 2010 à 2013 - Planejou e coordenou o projeto GIGFER 2 da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Este projeto abrangeu desde o definição de metodologias para levantamento de dados em campo até o desenvolvimento de um sistema corporativo composto por 4 módulos: Patrimônio, Fiscalização Móvel (desenvolvido para Tablet, Android), Custos Ferroviários e Projetos/Investimentos.
  • 2010 à 2013 - Planejou e coordenou o projeto SIGS (http://sigs.opengeo.com.br/), um sistema de gestão corporativa desenvolvido para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia - Sedur.
  • 2011 à 2012 - Coordenou o desenvolvimento do projeto OtmisNET na área de agronegócios. Atuou diretamente na modelagem matemática dos dados gerados pelas máquinas agrícolas para geração automática de mapas temáticos em tempo real.
  • 2010 - Coordenou o projeto de modelagem do banco de dados geográfico voltado para dados de aerolevantamento da Secretaria de Patrimônio da União (Ministério do Planejamento). Também coordenou o desenvolvimento do sistema de validação de dados geográficos (Web).
  • 2009 - Coordenou o desenvolvimento do Plano Diretor de Geoprocessamento (PDGeo) da Terracap – DF. Este PDGeo teve ênfase em tecnologias livres e padrões abertos (OpenGIS).
  • 2009 - Coordenou, na situação de pesquisador da FAPERJ, o projeto Prefeitura Livre (www.prefeituralivre.com.br). Este projeto é uma inovadora solução de gestão municipal totalmente integrada ao Geoprocessamento e ao Cadastro Técnico Multifinalitário, licenciada como Software Livre. Projeto resultante do Edital da FAPERJ do Programa Pappe Subvenção 02/06 - Rio Inovação - 2008.
  • 2009 - Coordenou o projeto piloto de desenvolvimento do sistema de Gestão Patrimonial de Ativos Ferroviários (GIGFER) no âmbito da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Este projeto incluiu a criação de uma metodologia de levantamento de campo e cadastro patrimonial para integração com a nova plataforma tecnológica cujo desenvolvimento utilizou software livre e adotou como, repositório de dados geográficos, o PostgreSQL/PostGIS.
  • 2008 à 2010 - Coordenou o desenvolvimento do sistema de gestão de obras militares do Exército Brasileiro. O sistema OPUS (http://opus.opengeo.com.br) é um dos maiores sistemas do Governo Federal sendo projetado para ser acessado por todas as Organizações Militares do Exército.
  • 2008 - Coordenou o desenvolvimento do Sistema de Gestão Pública municipal integrado ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) da Prefeitura de Dourados/MS. Este projeto incluiu os seguintes serviços: consultoria para a preparação do Plano Diretor de Geoprocessamento, Modelagem do Banco de Dados Geográfico, modelagem dos Sistemas de Gestão e desenvolvimento de sistemas de gestão.
  • 2008 - Coordenou o desenvolvimento do Sistema de Gestão Pública municipal integrado ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) da Prefeitura de Piraí/RJ. Este projeto incluiu serviços de consultoria para a preparação do Plano Diretor de Geoprocessamento, modelagem do Banco de Dados Espacial/Geográfico, modelagem dos sistemas de gestão e desenvolvimento de software.
  • 2007 - Desenvolveu o módulo de análises geográficas e topológicas do Sistema de Segurança Pública do Governo do Mato Grosso do Sul. O sistema foi desenvolvido a partir da integração do PostgreSQL/PostGIS (tratamento de dados geográficos) e do SQL Server 2005 (tratamento de dados alfanuméricos).
  • 2007 - Coordenou o projeto do Plano Diretor de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, projeto de repercussão internacional.
  • 2006 - Contribuiu tecnicamente, através de consulta pública, para o e-Ping - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico. A contribuição foi relacionada à inclusão dos padrões de interoperabilidade do segmento de geotecnologias, em especial, os padrões OpenGIS.
  • 2006 - Desenvolveu o projeto phpPgGIS (http://sourceforge.net/projects/phppggis/), uma solução livre para a administração de dados geográficos no PostgreSQL/PostGIS.
  • 2006 - Projetou o SIG corporativo integrado a um Banco de Dados Espacial/Geográfico para acompanhamento e consolidação dos trabalhos de levantamento topográfico e social da Rocinha.
  • 2006 - Coordenou a implantação do Banco de Dados Espacial/Geográfico do projeto RHODES da indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL.
  • 2006 - Projetou e implantou o Banco de Dados Espacial/Geográfico da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo com enfoque em Cadastro Técnico Multifinalitário. Implantou o laboratório de Geoprocessamento desta Prefeitura com softwares livres.
  • 2005 - Coordenou o projeto Open 3D GIS (http://sourceforge.net/projects/open3dgis/), uma solução livre para aplicações SIG 3D com base no PostgreSQL/PostGIS.
  • 2005 - Implantou o software livre no ensino de Sistemas de Informação Geográfica no curso de mestrado do Departamento de Engenharia de Transportes do Instituto Militar de Engenharia. Ministrou aulas teóricas e práticas para os alunos de mestrado deste Departamento.
  • 2004 - Modelou a integração dos sistemas de gestão pública da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa com o Banco de Dados Geográfico baseado no PostgreSQL/PostGIS, visando a substituição dos sistemas Desktop GIS por um sistema 100% WEB.
  • 2004 - Desenvolveu o plano de trabalho para implantação do Sistema de Informações Georeferenciadas baseado em software livre do Ministério das Cidades.
  • 2004 - Criou a distribuição GEOLivre Linux visando disseminar as novas ferramentas livres para GEO.
  • 2004 - Modelou a arquitetura da solução de Geoprocessamento da Prefeitura do Recife, tendo como base sistemas de código aberto e padrões abertos baseados no OpenGIS.
  • 2003 - Criou o grupo MapServer Brasil, atualmente o maior grupo de discussão, em língua portuguesa, sobre os Softwares Livres para área de Geotecnologia.
  • 2002 - Implantou a infraestrutura de acesso compartilhado à Internet e configurou o servidor WEB da 5ª Divisão de Levantamento (Diretoria de Serviço Geográfico - Exército), possibilitando o início dos trabalhos em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para WEB (WebGIS). Esta infraestrutura foi montada em Linux.
  • 2002 - Coordenou a instalação da infraestrutura baseada no servidor de aplicativos Citrix Metaframe na 5ª Divisão de Levantamento (Diretoria de Serviço Geográfico - Exército) utilizando “thinclients” Linux.
  • 2002 - Coordenou o desenvolvimento do Servidor de Produtos Cartográficos Digitais (SePCaD). Esta solução foi totalmente baseada em software livre rodando em plataforma Linux e possibilitou a exibição e interação de produtos (cartas e mapas) vetoriais e matriciais via WEB. Este foi o primeiro projeto em âmbito nacional que disponibilizou dados cartográficos dentro dos padrões OpenGIS.

4. Cursos, Congressos e Simpósios

  • 2014 - Apresentou palestra no I Encontro brasileiro de usuários QGIS Brasil com o tema:  "O mercado de trabalho e software livre".
  • 2013 - Apresentou palestra no Webinar “Integração GIS e Business Intelligence” promovido pela MundoGEO. A temática da palestra foi “Integração de GIS com soluções de Business Intelligence: como implantar com eficiência nas corporações?”. 
  • 2011 - Participou, como debatedor, na sessão “A Importância do Capital Humano” no Seminário “Tendências do GIS (Desktop, Web e Mobile)” promovido pela MundoGEO. 
  • 2010 - Apresentou, à convite do Ministério da Fazenda, a palestra “Prefeitura Livre: Teoria e prática de como introduzir a Inteligência Geográfica na Gestão Municipal” na Escola de Administração Fazendária – ESAF.
  • 2009 - Organizou o evento GEOLIVRE 2009 (http://geolivre2009.opengeo.com.br/) atuando como coordenador técnico e administrativo. Este evento teve a participação de palestrantes internacionais e alguns dos profissionais brasileiros mais renomados relacionados à área de geotecnologias livres.
  • 2008 - Apresentou a palestra: Revolucionando a Gestão Estratégica com Geotecnologias no I Seminário de Geotecnologias Aplicadas à Gestão Estratégica promovido pela Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro.
  • 2007 - Apresentou a palestra: Geoprocessamento Corporativo com Software Livre no Fórum Latioamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL, em Fortaleza – CE.
  • 2007 - Apresentou a palestra: Geoprocessamento Corporativo com Software Livre no IV Encontro de Software Livre do Amazonas - ESLAM.
  • 2007 - Apresentou a palestra: Geoprocessamento Corporativo com Software Livre na III Semana de Software Livre da Universidade Federal do Ceará – SESO.
  • 2007 - Apresentou a palestra: Soluções Corporativas com FOSS GIS no III Encontro Nacional de Usuários de MapServer – ENUM, em Brasília - DF.
  • 2006 - Apresentou a palestra: Soluções Livres para Gestão de Cidades no GEOBrasil Summit 2006.
  • 2005 - Foi palestrante no II Seminário Nacional sobre Mapeamento Sistemático promovido pelo CREA de Minas Gerais no bloco temático: "Software Livre - Incentivando a adoção de padrões abertos na área de Geociências".
  • 2005 - Apresentou a palestra: Geoprocessamento com menor custo (TCO) e maior integração (OGC) no GEOBrasil 2005.
  • 2005 - Organizou, em parceria com a UERJ, a edição 2005 do evento GEOLIVRE RIO.
  • 2004 - Participou, como convidado, do debate sobre Software Livre para GIS no GEOBRASIL 2004.
  • 2004 - Ministrou o curso Implantando um Projeto de Geoprocessamento com Software Livre no GISBRASIL 2004.
  • 2004 - Organizou, em parceria com a UERJ, o evento GEOLIVRE RIO 2004 reunindo cases de sucesso na área de Geotecnologias Livres. O evento contou com a participação de mais de 60 usuários, professores e profissionais da segmento de GEO.
  • 2002 - Ministrou o curso de Sistema de Informação Geográfica com ênfase em tomada de decisão para os instrutores e alunos da ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército). Em 2003, ministrou novamente este curso.
  • 1999 - Curso de extensão em Propaganda na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

5. Artigos e Publicações

  • 2008 -  Publicou, no Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário (COBRAC), o trabalho Plano Diretor de Geoprocessamento com Padrões Abertos e Software Livre.
  • 2008 - Publicou, no Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário (COBRAC), o trabalho SIG em Software Livre Aplicado ao Cadastro Social.
  • 2007 - Publicou, na revista GIS Development (Índia), o artigo Open Source 3D WebGIS.
  • 2006 – Apresentou, na Trilha Internacional do Workshop de Software Livre (WSL 2006) - VII Fórum Internacional Software Livre (FISL7.0), o projeto “The Open 3D GIS Project – A Free Tool to Enable 3D Geographic Systems on the Web”.
  • 2006 - Apresentou, na Trilha Internacional do Workshop de Software Livre (WSL 2006) - VII Fórum Internacional Software Livre (FISL7.0), o projeto “Evaluation of Data Conversion of Vectorial Geographic Features in Topographic Maps using Free Software Tools”.
  • 2006 – Publicou, no Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário (COBRAC), o trabalho Software Livre na Implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário Integrado a um Banco de Dados Geográfico.
  • 2005 – Escreveu o artigo: Software Livre, OGC e Geoprocessamento – uma mistura “tropical” para a InfoGEO.
  • 2005 - Apresentou, no XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, o projeto Análise do módulo PostGIS (OpenGIS®) para armazenamento e tratamento de dados geográficos com alta performance e baixo custo.
  • 2005 - Apresentou, no XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, o projeto Open GEOFramework: o futuro do Geoprocessamento.
  • 2005 - Apresentou, no XXII Congresso Brasileiro de Cartografia, o projeto Arquitetura OpenGIS® Baseada em Software Livre para Solução de Geoprocessamento.
  • 2005 - Apresentou, no Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), o trabalho “Ambiente Computacional Livre: Realidade ou Utopia na Pesquisa e Ensino de Transportes?”.
  • 2004 - Escreveu o artigo: Software Livre e o Grupo MapServer Brasil para InfoGEO (edição 32).
  • 2004 - Escreveu o artigo: Software Livre para Área de Geotecnologias para o FatorGIS (abril/2004).
  • 2004 - Apresentou, no GISBRASIL 2004, os seguintes trabalhos: Banco de Dados Geográfico com Software Livre e Interoperabilidade com Software Livre.
  • 2004 - Escreveu a apostila Geoprocessamento com Software Livre, disponibilizada livremente para a comunidade Linux no portal GEOLivre.org.br.
  • 2003 - Apresentou, no GIS BRASIL 2003, o projeto Servidor de Mapas em Linux.
  • 2003 - Apresentou, no XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, o projeto Servidor de Produtos Cartográficos Digitais (solução baseada em software livre).